O periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE (ISSN 2318-4760) recebe publicações das áreas da Educação como Didática, Pedagogia, Psicopedagogia, e áreas afins, com periodicidade trimestral, exclusivamente online, no formato Open Access Journal*, publicado em Língua Portuguesa pela Master Editora.
A RTPE destina-se à publicação de obras originais, revisões e atualizações da literatura, resenhas, ensaios, projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como seus resultados.
A RTPE tem como público-alvo: pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu).
Descrição breve das modalidades de textos aceitos para análise editorial:
Artigos originais (até 12 laudas): incluem estudos controlados, randomizados, estudos observacionais, bem como pesquisa clássica.
Artigos de revisão/ atualização da literatura (até 12 laudas): devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em literaturas atualizadas. Tratando-se de temas ainda sob investigação, a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso.
Resenhas (até 7 laudas): a resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de algo (tema/ assunto) analisado, descrevendo-o e enumerando seus aspectos relevantes. Assim, a resenha contempla textos de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado. Serão privilegiados os títulos de interesse acadêmico ou aqueles de interesse para o uso profissional, desde que não sejam casuisticamente específicos.
Ensaios (até 12 laudas): Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. O ensaio assume a forma livre e assistemática sem um estilo definido. Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".
Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (até 10 laudas): os projetos de ensino podem ser definidos como atividades temporárias ou permanentes, que buscam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Já os projetos de pesquisa.documentam a articulação, estratégias e procedimentos relacionados à uma dada investigação científica, servindo como rotério para o trabalho a ser realizado, respondendo essencialmente às perguntas: o que pesquisar; por que pesquisar e como pesquisar. Por fim, os projetos de extensão objetivam organizar a realização de ações de caráter educativo, social e cultural, científico ou tecnológico, com o objetivo específico e prazo determinado, podendo ocorrer sazonalmente ou não.
* O formato Open Access Journal (Revista Científica de Acesso Aberto) garante que o acesso aos artigos publicados seja irrestrito e gratuito. Os autores não terão nenhum custo financeiro para submissão e a subsequente análise do manuscrito pelo corpo editorial da Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE. Entretanto, caso um manuscrito seja aceito para publicação, o autor responsável (autor de correspondência) poderá confirmar o interesse pela publicação realizando o pagamento da taxa de publicação, em função dos custos relativos aos procedimentos editoriais. Para consulta de valores acesse a página Normas para Publicação.
Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre emcontato com a Editora-Chefe do periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE.
Andréia Donadon Fernandes Neto - [email protected]