logomarca Master Editora
Submissão Online
Ano - 19 de Abril de 2024

Escopo Editorial

O periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE é direcionado para publicações das diversas áreas relacionadas à Educação, como Didática, Pedagogia, Psicopedagogia, Filosofia, e demais áreas afins, com periodicidade trimestral, exclusivamente online, no formato Open Access Journal*, publicado em Língua Portuguesa pela Master Editora.


A RTPE destina-se à publicação de artigos originais, revisões atualizações da literatura, cartas, resenhas e ensaios inéditos.


A RTPE tem como público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), além de docentes e pesquisadores das áreas acima citadas.


 


Descrição breve das modalidades de textos aceitos para análise editorial:




Artigos originais (até 12 laudas): incluem estudos controlados, randomizados, estudos observacionais, bem como pesquisa clássica.


Artigos de revisão/ atualização da literatura (até 12 laudas): devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em literaturas atualizadas. Tratando-se de temas ainda sob investigação, a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso.


Resenhas (até 7 laudas): a resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de algo (tema/ assunto) analisado, descrevendo-o e enumerando seus aspectos relevantes. Assim, a resenha contempla textos de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado. Serão privilegiados os títulos de interesse acadêmico ou aqueles de interesse para o uso profissional, desde que não sejam casuisticamente específicos.


Ensaios (até 12 laudas): Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. O ensaio assume a forma livre e assistemática sem um estilo definido.


Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".


Cartas (até 5 laudas): também chamadas de Comunicações ou Letters, não devem ser confundidas com as cartas ao editor. A modalidade de que tratamos refere-se à descrições breves de importantes descobertas/ fatos atuais os quais são rapidamente despachados para publicação imediata porque são considerados urgentes.


* O formato Open Access Journal (Revista Científica de Acesso Aberto) garante que o acesso aos artigos publicados seja irrestrito e gratuito. Os autores não terão nenhum custo financeiro para submissão e a subsequente análise do manuscrito pelo corpo editorial da Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE. Entretanto, caso um manuscrito seja aceito para publicação, o autor responsável (autor de correspondência) poderá confirmar o interesse pela publicação realizando o pagamento da taxa de publicação, em função dos custos relativos aos procedimentos editoriais. Para consulta de valores acesse a página Normas para Publicação.


Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre emcontato com a Editor-Chefe do periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE.


Prof. Dr. Mário Neto


[email protected]

Master Editora - Fone: 44 4141-7500 - Rua Padre Anchieta, 153 ( Zona 1 ) Cianorte - Paraná - CEP 87200-073
email: [email protected]