O periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE é direcionado para publicações das diversas áreas relacionadas à Educação, como Didática, Pedagogia, Psicopedagogia, Filosofia, e demais áreas afins, com periodicidade trimestral, exclusivamente online, no formato Open Access Journal*, publicado em Língua Portuguesa pela Master Editora.
A RTPE destina-se à publicação de artigos originais, revisões atualizações da literatura, cartas, resenhas e ensaios inéditos.
A RTPE tem como público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), além de docentes e pesquisadores das áreas acima citadas.
Descrição breve das modalidades de textos aceitos para análise editorial:
Artigos originais (até 12 laudas): incluem estudos controlados, randomizados, estudos observacionais, bem como pesquisa clássica.
Artigos de revisão/ atualização da literatura (até 12 laudas): devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em literaturas atualizadas. Tratando-se de temas ainda sob investigação, a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso.
Resenhas (até 7 laudas): a resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de algo (tema/ assunto) analisado, descrevendo-o e enumerando seus aspectos relevantes. Assim, a resenha contempla textos de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado. Serão privilegiados os títulos de interesse acadêmico ou aqueles de interesse para o uso profissional, desde que não sejam casuisticamente específicos.
Ensaios (até 12 laudas): Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. O ensaio assume a forma livre e assistemática sem um estilo definido.
Por essa razão, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset o definiu como "a ciência sem prova explícita".
Cartas (até 5 laudas): também chamadas de Comunicações ou Letters, não devem ser confundidas com as cartas ao editor. A modalidade de que tratamos refere-se à descrições breves de importantes descobertas/ fatos atuais os quais são rapidamente despachados para publicação imediata porque são considerados urgentes.
* O formato Open Access Journal (Revista Científica de Acesso Aberto) garante que o acesso aos artigos publicados seja irrestrito e gratuito. Os autores não terão nenhum custo financeiro para submissão e a subsequente análise do manuscrito pelo corpo editorial da Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE. Entretanto, caso um manuscrito seja aceito para publicação, o autor responsável (autor de correspondência) poderá confirmar o interesse pela publicação realizando o pagamento da taxa de publicação, em função dos custos relativos aos procedimentos editoriais. Para consulta de valores acesse a página Normas para Publicação.
Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre emcontato com a Editor-Chefe do periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE.
Prof. Dr. Mário Neto