APRESENTAÇÃO
A Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE (online ISSN 2318-4760) é um periódico científico trimestral, publicado exclusivamente online e em Língua Portuguesa pela Master Editora.
Seu escopo de publicação contempla obras da área da Educação, como Didática, Pedagogia, Psicopedagogia e áreas afins, estando aberta à comunidade científica nacional e internacional.
O escopo editorial do periódico RTPE permite que sejam submetidos:
- Artigos originais;
- Revisões/ atualizações da literatura;
- Resenhas e ensaios inéditos.
- Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
* Como RTPE é um Open Access Journal, a confirmação do interesse dos autores pela publicação do manuscrito dar-se-á pelo efetivo pagamento da taxa de publicação, em função dos custos relativos aos procedimentos editoriais. Entretanto, o pagamento deverá ser realizado APENAS DEPOIS do aceite declarado pela Editora-Chefe do periódico. A comunicação do aceite será encaminha via e-mail ao autor de correspondência.
Para submissão de manuscritos, selecione no menu o item "Submissão de artigos".
TAXA DE PUBLICAÇÃO
- Para cada artigo submetido, com aceite declarado, a taxa de publicação é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), desde que o manuscrito seja encaminhado seguindo o padrão de formatação e as normas de publicação do periódico RTPE.
- Para artigos encaminhados em arquivo word.doc, fora do padrão de formatação e das normas de publicação do periódico RTPE, haverá a cobrança de uma taxa de formatação no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais)*, totalizando o valor de R$ 200,00 (duzentos reais).
* O serviço de formatação da obra original será realizado pela Master Editora, para o enquadramento do manuscrito no formato do template e normas da revista. Entretanto, este serviço não inclui adequação relevantes das referências e citações diretas ou indiretas no corpo do texto; em caso de inconformidades com as normas de citação das Referências Bibliográficas, o manuscrito será encaminhado para adequação final dos autores.
TEMPLATES DE PUBLICAÇÃO
Para submeter um artigo para avaliação de mérito, utilize um dos templates abaixo, de acordo com as caracteríticas de sua obra:
- Artigos originais;
- Revisões/ atualizações da literatura;
- Resenhas e ensaios inéditos.
- Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
PREPARANDO O MANUSCRITO SEGUNDO AS NORMAS EDITORIAIS DO RTPE
1- TEXTO: deve ser redigido utilizando como editor de texto o Microsoft Word, com espaçamento simples, sem espaços ociosos entre os parágrafos e fonte Times New Roman de tamanho 10, conforme modelo do template de sua escolha. O texto deverá estar justificado à página. Para a redação, utilize-se da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.
2- TÍTULO: em português, deverá estar em negrito e centralizado no topo da primeira página, utilizando-se fonte de tamanho 18, em caixa alta (letras maiúsculas). O título em inglês, logo abaixo, deverá ser redigido em caixa alta, com fonte de tamanho 12.
3- IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES): o(s) autor(es) deverá(ão) se identificar logo abaixo do título em inglês, com o nome digitado em caixa alta, mantendo o sobrenome de idenficação em negrito. Depois do nome do(s) autor(es), deve constar respectivamente a titulação e a instituição a que pertence/representa. Exemplos:
MACHADO DE ASSIS. Acadêmico do Curso de Graduação em Letras da Faculdade Nonono.
4- ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: abaixo da identificação do(s) autor(es), deve constar os dados do autor responsável pela correspondência: rua, bairro, cidade, estado, país, CEP e e-mail. Preferencialmente, o orientador do estudo deverá ser designado para os diálogos com o Corpo Editorial do periódico RTPE, fornecendo preferencialmente seus contatos profissionais.
5- RESUMO/ ABSTRACT: logo abaixo do endereço para correspondência, deverá ser digitada a palavra RESUMO, alinhado à esquerda, em negrito e em caixa alta. Na linha seguinte, deverá ser apresentado um breve resumo do manuscrito, com no máximo 200 palavras, seguido de 3 a 5 PALAVRAS-CHAVE*. O resumo deve ressaltar o fator motivador para a redação do trabalho, sendo composto por frases simplificadas (concisas), afirmativas, sem apresentação de itens enumerados com tópicos. Deverá ser redigido em parágrafo único. Símbolos que não sejam comumente utilizados, fórmulas, equações, diagramas, entre outros, devem ser evitados. O ABSTRACT, de mesmo teor do resumo deverá ser apresentado abaixo do resumo e seguido pelas KEYWORDS*, com significado equivalente às palavras-chave.
6- INTRODUÇÃO: abaixo do Abstract, escreva a palavra INTRODUÇÃO, centralizada em caixa alta e em negrito. Neste item, deve ser abordado o referencial teórico pesquisado para a elaboração do artigo. Se necessário, o texto poderá ser subdividido por subtítulo(s) sugestivo(s), grafados com alinhamento à esquerda e em negrito. A introdução deverá ser finalizada com a hipótese e o(s) objetivo(s) do estudo realizado, sem a necessidade de evidenciá-los em subtitulos.
7- MATERIAL E MÉTODOS: depois da introdução, deverá constar o item MATERIAL E MÉTODOS, centralizado em caixa alta e em negrito. Neste item, os autores devem detalhar os recursos materiais e metodológicos utilizados para realização do trabalho.
Abreviaturas: para unidades de medida, utilize somente as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI). Utilize apenas abreviaturas e símbolos já padronizados, evitando incluí-las no título do manuscrito e no resumo. O termo completo deve preceder a abreviatura quando ela for empregada pela primeira vez, salvo no caso de unidades comuns de medida.
8 – RESULTADOS: a seguir, constar o item RESULTADOS, centralizado em caixa alta e em negrito nos manuscritos chamados de originais (experimentação clássica), com resultados inéditos. Revisões da Literatura ficam dispensadas deste item de formatação. Figuras e Tabelas (se houver) deverão ser inseridas pelos autores no corpo do texto em local onde sua visualização facilite a compreensão do estudo apresentado.
- Se houver Figuras, recomenda-se que sejam coloridas, com numeração arábica progressiva. O título da figura deverá aparecer abaixo desta, seguido pela sua respectiva legenda, em fonte de tamanho 10. As figuras devem possuir pelo menos 300 dpi, no formato .JPG. Não serão aceitas imagens fora de foco;
- Se apresentar Tabelas, o título desta deverá ser inserido sobre (acima) a tabela, com numeração arábica progressiva, indicando, logo abaixo, a fonte da pesquisa (se houver), ou algum item de observação relevante para interpretação de seu conteúdo. Os resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em gráficos, e vice-versa;
No texto, a referência às Tabelas ou Figuras deverá ser feita por algarismos arábicos. Note que não deverá ser feita inserção os elementos denominando-os como: esquema, diagrama, gráfico etc. Os elementos gráficos do artigo necessariamente deverão ser chamados de Figura ou de Tabela. Recomenda-se que o total de Figuras e Tabelas não seja superior a oito.
9- DISCUSSÃO: após a apresentação dos resultados, deve constar o item DISCUSSÃO, centralizado em caixa alta e em negrito. Os autores deverão comentar sobre seus achados experimentais, contextualizando-os com os registros prévios na literatura científica especializada.
10- CONCLUSÕES: após a discussão, deve constar o item CONCLUSÕES, centralizado em caixa alta e em negrito. O(s) autor(es) deverá(ão) responder de modo afirmativo ou negativo sobre a hipótese que motivou a realização do estudo, por meio do alcance dos objetivos propostos. No ultimo parágrafo, o(s) autor(es) poderá(ão) expressar sua contribuição reflexiva (de cunho pessoal), e/ou versar sobre as perspectivas acerca do estudo realizado.
11- FINACIAMENTO e AGRADECIMENTOS: o(s) autor(es) deve(m) indicar a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa (agências de fomento, empresas, etc.). Não havendo fonte financiadora, registre “NÃO SE APLICA”. Neste último caso, o item financiamento será removido pela equipe editorial da Master Editora para a finalização da versão final da obra. No caso dos autores desejarem registrar agradecimentos, estes devem ser direcionados a Instituições de Ensino, Institutos de Pesquisa ou à pessoas que contribuiram para a realização do estudo, mas que não figuram como autores, como por exemplo: técnicos de laboratório, analista de estatística ou de dados da Instituição de Ensino que possam ter fornecido subsídios informacionais para o estudo que se deseja publicar. Neste item não aplicam agradecimentos de cunho religioso ou de viés político-partidário, com a citação nominal de pessoas ou instituições que não tem relação direta com o estudo a ser publicado.
12- REFERÊNCIAS: é o último item de formatação do manuscrito, sendo identificada pela palavra REFERÊNCIAS, centralizada em caixa alta e em negrito. As referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto e normalizadas no estilo Vancouver. Utilize fonte Times New Roman de tamanho 9. Listar todos os autores quando até seis; quando forem sete ou mais, listar os seis primeiros, seguidos de et al. As referências são de responsabilidade dos autores e devem estar de acordo com os originais.
Exemplos de referências:
LIVROS:
1. Vellini-Ferreira F. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 3ª ed. São Paulo: Artes Médicas. 1999.
2. Kane AB, Kumar V. Patologia ambiental e nutricional. In: Cotran RS. Robbins: patologia estrutural e funcional. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2000.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:
3. Ong JL, Hoppe CA, Cardenas HL, Cavin R, Carnes DL, Sogal A, et al. Osteoblast precursor cell activity on HA surfaces of different treatments. J Biomed Mater Res 1998. 39(2):176-83.
WEBSITES:
4. World Health Organizacion. Oral health survey: basic methods. 4th ed. Geneve: ORH EPID: 1997. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Imunoterapia. [acesso 11 mar. 2012] Disponível em: http://inca.gov.br/tratamento/imunoterapia.htm
MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:
5. Mutarelli OS. Estudo in vitro da deformação e fadiga de grampos circunferenciais de prótese parcial removível, fundidos em liga de cobalto-cromo e em titânio comercialmente puro. [tese] São Paulo: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 2000.
ANAIS DE EVENTOS OU ENCONTROS CIENTÍFICOS:
6. Ribeiro A, Thylstrup A, Souza IP, Vianna R. Biofilme e atividade de cárie: sua correlação em crianças HIV+. In: 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. 1999; set 8; Águas de São Pedro. São Paulo: SBPqO. 1999.
IMPORTANTE
A Master Editora permite a reprodução do conteúdo de qualquer das edições do RTPE, no todo ou em parte, desde que sejam mencionados o nome do autor e a origem, em conformidade com a legislação sobre Direitos Autorais.
O artigo será publicado eletronicamente e estará disponível no site do periódico RTPE, podendo estar vinculado à outros portais ou bases de periódicos científicas.
As datas de recebimento e aceitação do manuscrito serão registradas no artigo publicado.
As provas do artigo serão enviadas ao autor de correspondência via e-mail, para o autor de correspondência, ou para o autor que iniciou o processo de submissão, preferencialmente, devendo ser conferida e devolvida no prazo máximo de uma semana.
Lista de arquivos a ser encaminhados para submissão pelo site:
( ) Documento formato Microsoft Word do manuscrito (autor.doc)
( ) Carta de solicitação de análise editorial do manuscrito, devidamente preenchida e assinada por todos os autores, transferindo todos os direitos autorais, caso o manuscrito venha a ser publicado sob a forma de artigo científico, no formato PDF (autor-direitos.doc).
( ) Documento comprobatório de aprovação do estudo em Comitê de Ética, para estudos experimentais com seres humanos ou com animais. Relato de caso clínico de paciente que não tenha sofrido intervenção experimental dispensa esta formalidade.
( ) Indicação de até 4 pareceristas ad hoc com titulação de doutor, e vinculado à Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Pesquisa no Brasil ou no exterior, com expressividade ná área de conhecimento do manuscrito a ser publicado, em caso de aceite, e sem conflito de interesse com a obra ou seus autores, caso seja solicitado. Esta solicitação poderá ser realizada no caso do assunto ou área do conhecimento da obra submetida não ser de domínio técnico-científico dos atuais membros do Conselho Editorial do periódico RTPE, ou a critério do Editor-Chefe do periódico RTPE.
Normas gerais e procedimentos editoriais após a submissão do manuscrito
Os manuscritos submetidos para publicação no periódico RTPE devem ser originais e não divulgados previamente. Serão aceitos para submissão: manuscritos originais, relatos de casos e revisão/ atualização da literatura.
A critério do Editor-Chefe do periódico RTPE ou nos casos onde o assunto ou área do conhecimento da obra submetida não sejam de domínio técnico-científico dos atuais membros do Conselho Editorial do periódico RTPE, o autor de correspondência poderá ser solicitado a indicar até 4 pareceristas ad hoc com titulação de doutor, vinculado à Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Pesquisa no Brasil ou no exterior, com expressividade na área de conhecimento do manuscrito a ser publicado, em caso de aceite, e sem conflito de interesse com a obra ou seus autores.
O manuscrito será submetido inicialmente ao Editor-Chefe do periódico RTPE para uma análise preliminar de mérito, relevância e contribuição para expansão da fronteira do conhecimento científico, podendo ainda o manuscrito ser aprovado por ad referendum do Editor-Chefe do RTPE.
Autores de manuscritos também poderão publicar suas obras no periódico sob convite especial do Editor-Chefe do RTPE.
Com o parecer preliminar favorável do Editor-Chefe, o manuscrito seguirá para análise ad hoc. Com parecer desfavorável para a publicação ocorrerá a recusa automatica do periódico RTPE em publicar o manuscrito sob a forma de artigo científico, sendo as considerações motivadoras da decisão editorial devolvidas ao(s) autor(es).
Quando e se necessário, serão solicitadas alterações e revisões aos autores. Ao Conselho Editorial do RTPE reserva-se o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar os trabalhos encaminhados para publicação. Ao periódico RTPE se reserva ainda o direito de realizar alterações textuais de caráter formal, ortográfico ou gramatical antes de encaminhá-lo para publicação.
Uma vez que o manuscrito submetido seja aceito para publicação, a Master Editora e o periódico RTPE passam a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo, para fins de publicação, podendo autorizar ou desautorizar a sua veiculação, total ou parcial, em qualquer outro meio de comunicação, resguardando-se a divulgação de sua autoria original. Para tanto, deverá ser encaminhado junto com o manuscrito uma “Carta de Transferência de Direitos Autorais” (encaminhada ao autor de correspondência, via e-mail, quando do comunicado de aceitação da submissão do manuscrito), contendo a assinatura de cada um dos autores.
Manuscrito de pesquisa com seres humanos deverá ser submetido junto com uma cópia de autorização pelo Comitê de Ética da instituição onde o trabalho foi realizado, ou do Comitê de Ética mais próximo da instituição onde o estudo foi realizado. O mesmo procedimento deverá ser adotado, caso a experimentação científica tenha utilizado animais.
Frisa-se que os conceitos emitidos nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial do periódico RTPE. Finalmente, a Editora Master e o periódico RTPE, ao receber os manuscritos, não assumem tacitamente o compromisso de publicá-los.
DECLARAÇÕES
Após a publicação da obra, sugerimos que os autores atualizem seus respectivos currículos acadêmicos, inserindo as novas informações: ISSN do periódico, nome dos autores, título do estudo recém-publicado, volume e número do periódico e número de paginação.
A Master Editora não emite declarações de publicação e/ou de qualquer natureza de forma automática, uma vez que a comprovação da publicação é o próprio artigo disponibilizado online. Sob esta perspectiva, os autores poderão imprimir os elementos pré-textuais da edição (capa, editorial e índice) e o artigo na íntegra para composição de currículo documentado.
Em caso de necessidade de expedição de declaração, o interessado deverá solicitar via e-mail ([email protected]) indicando o título da obra e autoria(s). A Declaração será enviada por e-mail (PDF), mediante pagamento da taxa de expedição no valor de R$ 51,30 (cinquenta e um reais e trinta centavos), por meio de depósito bancário ou PIX, devendo solicitar os dados bancários por meio do e-mail acima informado.
Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
A/C. Prof. Dr. Mário dos Anjos Neto Filho (Editor-Chefe do periódico Revista de Teorias e Práticas Educacionais - RTPE).