logomarca Master Editora
Submissão Online
Ano IX - 29 de Outubro de 2020

Escopo Editorial

APRESENTAÇÃO


 


Journal of Exact Sciences - JES (ISSN 2358-0348) é um periódico com periodicidade trimestral, exclusivamente online, no formato Open Access Journal*, publicado regularmente pela Master Editora, em Português. O periódico JES dedica-se à publicação de estudos que contenham temáticas relevantes para as Ciências Exatas, seja na forma de resultados de pesquisas científicas que revelam informações inéditas que possam contribuir com o avanço da fronteira do conhecimento, na forma de estudos de casos, documentando a abordagem utilizada, ou ainda na forma de revisão da literatura, contribuindo para a identificação do progresso científico ao longo do tempo sobre determinada área, assunto ou tema.


 


PÚBLICO ALVO: estudantes de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), além de docentes e pesquisadores inseridos nas diferentes áreas das Ciências Exatas e/ou áreas afins, estando aberta à comunidade científica nacional e internacional.


 


Com o objetivo de elevação da relevância científica do periódico JES, a partir de 10/07/2020, serão aceitas as submissões de artigos com até 8 autores; casos excepcionais carecerão da consulta e deferimento do Editor-Chefe do periódico JES.


 


As instruções aos autores aqui contidas, baseiam-se no estilo Vancouver de citação.


 


Para submissão de manuscritos, selecione no menu o item "Submissão de artigos" localizado no alto (direita) da página web da Master Editora.


 


FORMAS DE PUBLICAÇÃO: o periódico JES destina-se à publicação de Artigos Originais (experimental clássico, com resultados inéditos), Estudos de Casos (devidamente autorizados, quando for o caso, pela instituição de ensino, órgão público, empresa ou organização social responsável pelo local ou material objeto do estudo dos autores), via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE) que explicite a intenção dos autores de divulgação dos dados coletados e Revisões da Literatura (respeitando-se a temática abordada e recorte temporal que permita a reflexão sobre o progresso científico sobre o tema estudado):


 


Artigo Original (experimental clássico): incluem estudos controlados e randomizados, estudos observacionais, bem como pesquisa básica que produzam resultados inéditos. Os artigos originais deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências.


 


- Estudo de Caso: contempla estudos que documentam problemas e/ou soluções propostas ou realizadas sobre determinada questão assim como formas inovadoras de utilização de materiais, ou de abordar determinada questão. Por exemplo, pode-se relatar propostas de melhoria urbanística, destinação correta de resíduos, uso racional de recursos energéticos e hídricos ou ainda patologias das edificações e/ou a respectiva solução encontrada sem identificar explicitamente o local, o imóvel, o responsável pela obra, construtora ou outros, salvo nos casos onde houver EXPLÍCITO ACEITE FORMAL DOS RESPONSÁVEIS PELA POSSE, OBRA ou outros, a critério da análise final do Editor-Chefe do periódico JES. Os artigos de Estudo de Caso deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências. A publicação dos resultados na forma de Estudo de Caso deve ser autorizada pela instituição, órgão ou empresa (pública ou privada) pela posse, guarda, ou gestão do local, via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE) que explicite a intenção dos autores de divulgação dos dados coletados.


 


Revisão da Literatura: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a certo tema de relevância para as Ciências Exatas, respeitando-se a temática abordada e o recorte temporal que permita a reflexão sobre o progresso científico sobre o tema/ assunto estudado. Profissionais de reconhecida experiência poderão ser convidados a escrever revisões ou atualizações. Contudo, autores que julgarem poder contribuir com análises/ estudos sobre temas específicos poderão encaminhar seus manuscritos para análise editorial. Os artigos de revisão ou atualização deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos (descrevendo os parâmetros utilizados para a seleção das referências bem como de outros parâmetros utilizados), discussão - exclusivamente textual ou ilustrada com elementos gráficos que deverão ser identificados necessariamente como Figuras ou Tabelas, para melhor visualização dos dados em análise, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências.


Para consulta de maiores detalhes sobre as formas de publicação e do valor da taxa de publicação acesse a página Normas para Publicação.


Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato com a Editor-Chefe do periódico Journal of Exact Sciences - JES pelo e-mail: [email protected]

Master Editora - Fone: 44 4141-7500 - Rua Padre Anchieta, 153 ( Zona 1 ) Cianorte - Paraná - CEP 87200-073
email: [email protected]