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Submissão Online
Ano - 10 de 09 de 2024

Normas para Publicação

APRESENTAÇÃO



O periódico Journal of Exact Sciences -  JES (ISSN 2358-0348) possui periodicidade trimestral, publicado exclusivamente online, em Língua Portuguesa, no formato Open Access Journal* pela Master Editora. O periódico JES dedica-se à publicação de estudos que contenham temáticas relevantes para as Ciências Exatas, seja na forma de resultados de pesquisas científicas que revelam informações inéditas que possam contribuir com o avanço da fronteira do conhecimento, na forma de estudos de casos, documentando a abordagem utilizada, ou ainda na forma de revisão da literatura, contribuindo para a identificação do progresso científico ao longo do tempo sobre determinada área, assunto ou tema.



 



Com o objetivo de elevação da relevância científica do periódico JES, a partir de 10/07/2020, serão aceitas as submissões de artigos com até 8 autores; casos excepcionais carecerão da consulta e deferimento do Editor-Chefe do periódico JES.



 



* Como o periódico JES é um Open Access Journal, a confirmação do interesse dos autores pela publicação do manuscrito dar-se-á pelo efetivo pagamento da taxa de publicação, em função dos custos relativos aos procedimentos editoriais. Entretanto, o pagamento deverá ser realizado APENAS DEPOIS do aceite declarado pelo Editor-Chefe do periódico JES. A comunicação do aceite será encaminha via e-mail ao autor de correspondência.



 



TAXA DE PUBLICAÇÃO



Publicações em Língua Portuguesa



- Para cada artigo submetido, desde de 10/09/2019, com aceite declarado, a taxa de publicação é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais); o manuscrito deve ser necessariamente encaminhado no respectivo template do periódico JES e devidamente adequado às normas de publicação. O template pode ser baixado pelos autores, no item TEMPLATES, conforme o perfil do estudo.



 



TEMPLATES



Clique sobre um dos links de arquivos abaixo para fazer o download do template desejado. Após a redação dos autores, seguindo as normas editoriais do periódico JES, a SUBMISSÃO ONLINE pode ser iniciada com o envio do template do estudo a ser analisado por meio de um NOVO CADASTRO de autor (https://www.mastereditora.com.br/cadastro) ou inserido o login e senha na home do website (https://www.mastereditora.com.br/home) no caso de autores cadastrados.



 



Template JES - estudo original



Template JES – estudo de caso



Template JES – revisão da literatura 



 





ESTRUTURA DO MANUSCRITO



Artigo Original (experimental clássico): incluem estudos controlados e randomizados, estudos observacionais, bem como pesquisa básica que produzam resultados inéditos. Os artigos originais deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências.



- Estudo de Caso: contempla estudos que documentam problemas e/ou soluções propostas ou realizadas sobre determinada questão assim como formas inovadoras de utilização de materiais, ou de abordar determinada questão. Por exemplo, pode-se relatar propostas de melhoria urbanística, destinação correta de resíduos, uso racional de recursos energéticos e hídricos ou ainda patologias das edificações e/ou a respectiva solução encontrada sem identificar explicitamente o local, o imóvel, o responsável pela obra, construtora ou outros, salvo nos casos onde houver EXPLÍCITO ACEITE FORMAL DOS RESPONSÁVEIS PELA POSSE, OBRA ou outros, a critério da análise final do Editor-Chefe do periódico JES. Os artigos de Estudo de Caso deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências. A publicação dos resultados na forma de Estudo de Caso deve ser autorizada pela instituição, órgão ou empresa (pública ou privada) pela posse, guarda, ou gestão do local, via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE) que explicite a intenção dos autores de divulgação dos dados coletados.



Artigo de Revisão da Literatura: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a certo tema de relevância para as Ciências Exatas, respeitando-se a temática abordada e o recorte temporal que permita a reflexão sobre o progresso científico sobre o tema/ assunto estudado. Profissionais de reconhecida experiência poderão ser convidados a escrever revisões ou atualizações. Contudo, autores que julgarem poder contribuir com análises/ estudos sobre temas específicos poderão encaminhar seus manuscritos para análise editorial. Os artigos de revisão ou atualização deverão conter: identificação do(s) autor(es) e autor de correspondência, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos (descrevendo os parâmetros utilizados para a seleção das referências bem como de outros parâmetros utilizados), discussão - exclusivamente textual ou ilustrada com elementos gráficos que deverão ser identificados necessariamente como Figuras ou Tabelas, para melhor visualização dos dados em análise, conclusões, agradecimentos (se houver), financiamento (se houver) e referências.



 



PREPARANDO O MANUSCRITO PARA A SUBMISSÃO ONLINE



O manuscrito deve ser redigido em no máximo 12 páginas, utilizando-se o template do respectivo estilo de estudo a ser analisado. Para a redação, utilize-se da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa, inclusive no que se refere ao texto em inglês (apenas do Abstract). Deve ser utilizado o editor de texto MS Office Word ou equivalente, com a fonte Times New Roman, a saber:



- tamanho 8 para legenda de figuras ou tabelas, título de tabelas e seus conteúdos textuais; 



- tamanho 9 para identificação das credenciais acadêmicas dos autores, endereço de correspondência e para o conteúdo do RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT E KEYWORDS;  



- tamanho 10 para a redação do conteúdo dos demais itens textuais do estudo. 



Os autores devem atentar-se para o uso do espaçamento simples, evitando-se espaços ociosos entre os parágrafos. O texto deverá estar justificado à página.





1- TÍTULO: em Língua Portuguesa, deverá estar em negrito e centralizado no topo da primeira página, utilizando-se fonte de tamanho 18, em caixa alta (letras maiúsculas). O título em inglês, logo abaixo, deverá ser redigido em caixa alta, com fonte de tamanho 12.





2- IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES): o(s) autor(es) deverá(ão) se identificar logo abaixo do título em inglês, com o nome completo, sem abreviações, digitado em caixa alta e justificado à página e fonte tamanho 10,5. O último sobrenome do(s) autores deve ser registrado em negrito. Depois do nome do(s) autor(es), deve constar respectivamente a titulação acadêmica e a instituição a que pertence/ representa em fonte tamanho 9.



Exemplos:



NOME DO AUTOR FICTICIO. Fonte 10,5 e o último sobrenome em negrito.



Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Nonono. Fonte tamanho 9.





AUTORA DE NOME FICTICIO. Fonte 10,5 e o último sobrenome em negrito.



Cirurgiã-Dentista, Doutora pela Faculdade de Odontologia da Universidade Nonono, Docente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Momomo. Fonte tamanho 9.





Nota: adota-se como padrão internacional que, o último autor é, em geral, o orientador, o chefe do laboratório ou da instituição promotora do estudo, o pesquisador de maior experiência acadêmica e/ou na área. Contudo, o ordenamento do nome dos autores é de responsabilidade dos autores, sobre tudo, do autor responsável pelo estudo (orientador ou autor de correspondência, no caso deste último não ser o orientador do estudo).





3- ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: deve ser registrado abaixo da identificação do(s) autor(es), constando os dados do autor responsável pela correspondência: rua, bairro, cidade, estado, país, CEP e e-mail. Preferencialmente, o orientador do estudo deve ser designado para os diálogos com o Corpo Editorial do periódico JES, fornecendo preferencialmente seus contatos profissionais. Fonte tamanho 9.





4- RESUMO/ ABSTRACT: logo abaixo do endereço para correspondência, deverá ser inserido o RESUMO do estudo (fonte tamanho 9 em negrito). Um breve resumo do manuscrito deve ser registrado, com no máximo 200 palavras, seguido de 3 a 5 PALAVRAS-CHAVE.



O resumo deve ressaltar o fator motivador para a realização do estudo, sendo composto por frases simplificadas (concisas), afirmativas, sem apresentação de itens enumerados com tópicos, na voz ativa e em terceira pessoa, em parágrafo único. Símbolos que não sejam comumente utilizados, fórmulas, equações, diagramas, entre outros, devem ser evitados. O ABSTRACT, de mesmo teor do resumo deverá ser apresentado abaixo do resumo e seguido pelas KEYWORDS, com significado equivalente às palavras-chave utilizadas.





 5- INTRODUÇÃO: neste item deve ser abordado o referencial teórico pesquisado para a elaboração do estudo. Se necessário, o texto poderá ser subdividido em subtítulo(s) sugestivo(s), grafados com alinhamento à esquerda e em negrito. A introdução deverá ser finalizada com a hipótese e/ou objetivo(s) do estudo realizado, sem a necessidade de evidenciá-los em subtítulos.



6- MATERIAL E MÉTODOS: neste item os autores devem detalhar os recursos materiais e metodológicos utilizados para realização do estudo.



Abreviaturas: para unidades de medida, utilize somente as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SIU). Utilize apenas abreviaturas e símbolos já padronizados, evitando incluí-las no título do manuscrito e no resumo. O termo completo deve preceder uma abreviatura quando ela for empregada pela primeira vez, salvo no caso de unidades comuns de medida.



No estudo de caso ou de revisão da literatura os métodos devem conter informações completas sobre o meio de obtenção dos estudos analisados; na revisão de literatura os termos utilizados para seleção de obras; os idiomas habilitados; os critérios de utilização ou exclusão das obras analisadas; o recorte temporal utilizado; o critério para delimitação do recorte temporal; outros parâmetros relevantes para que o leitor seja capaz de replicar a sistemática adotada pelos autores.





7 – RESULTADOS: este item é aplicável nos manuscritos chamados de originais (experimentação clássica), com resultados inéditos e de estudo de caso. Revisões da Literatura não possuem o item resultados. Figuras e Tabelas (se houver) deverão ser inseridas pelos autores no corpo do texto em local onde sua visualização facilite a compreensão do estudo apresentado.





 - Se houver Figuras, recomenda-se que sejam coloridas, com numeração arábica progressiva. O título da figura deverá aparecer abaixo desta, seguido pela sua respectiva legenda, ambas em fonte de tamanho 8. As figuras devem possuir pelo menos 300 dpi, no formato .JPG. Não serão aceitas imagens fora de foco; figuras que não sejam obra autoral dos autores necessariamente devem vir acompanhadas da citação de sua fonte (referência), de acordo com o padrão Vancouver de citação; a numeração da referência de uma figura é sequencial a do texto do estudo.





 - Se o estudo contemplar Tabelas, o título desta deverá ser inserido sobre (acima) a tabela, com numeração arábica progressiva, indicando, logo abaixo da tabela, a sua legenda ou fonte da pesquisa (se houver), ou algum item de observação relevante para interpretação de seu conteúdo. Os resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em gráficos, e vice-versa;

No texto, a referência às Tabelas ou Figuras deverá ser feita por algarismos arábicos. Note que não deverá ser feita inserção dos elementos denominando-os como: esquema, diagrama, gráfico, quadro, etc. Os elementos gráficos do artigo necessariamente deverão ser chamados de Figura ou de Tabela. Recomenda-se que o total de Figuras e Tabelas não seja superior a oito.



8- DISCUSSÃO: após a apresentação dos resultados, no item DISCUSSÃO, os autores deverão comentar sobre seus achados experimentais, ou considerar sobre o conteúdo revisado, contextualizando-os com os registros prévios existentes na literatura científica especializada.



9- CONCLUSÕES: após a discussão, o(s) autor(es) deverá(ão) responder de modo afirmativo ou negativo sobre a hipótese que motivou a realização do estudo, por meio do alcance dos objetivos propostos. No último parágrafo, o(s) autor(es) poderá(ão) expressar sua contribuição reflexiva (de cunho pessoal), e/ou versar sobre as perspectivas acerca do estudo realizado.





10- FINACIAMENTO e AGRADECIMENTOS: o(s) autor(es) deve(m) indicar a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa (agências de fomento, empresas, etc.). Não havendo fonte financiadora, registre “NÃO SE APLICA”. Neste último caso, o item financiamento será removido pela equipe editorial da Master Editora para a finalização da versão final da obra. No caso dos autores desejarem registrar agradecimentos, estes devem ser direcionados a Instituições de Ensino, Institutos de Pesquisa ou à pessoas que contribuiram para a realização do estudo, mas que não figuram como autores, como por exemplo: técnicos de laboratório, analista de estatística ou de dados da Instituição de Ensino que possam ter fornecido subsídios informacionais para o estudo que se deseja publicar. Neste item não aplicam agradecimentos de cunho religioso ou de viés político-partidário, com a citação nominal de pessoas ou instituições que não tem relação direta com o estudo a ser publicado.





11- REFERÊNCIAS: é o último item de formatação do manuscrito. As referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, figura ou tabela do estudo e normalizadas de acordo com o padrão Vancouver de citação. Utilize fonte Times New Roman de tamanho 9. Listar todos os autores até o terceiro; quando forem quatro ou mais, listar os três primeiros, seguidos de et al. As referências são de responsabilidade dos autores e devem estar de acordo com os originais.



 



Exemplos de referências:



 



LIVROS e APOSTILAS:



1. Baird C. Química ambiental. 2. ed., Bookman, Porto Alegre. 2002.



2. Milano MS, Dalcin E. Arborização de vias públicas. 1 ª ed. Rio de Janeiro: Light. 2000.



3. Silva ECN. Técnicas de otimização aplicadas no projeto de peças mecânicas. São Paulo: Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, Escola Politécnica da USP, 2001. (Apostila).



 



MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:



1. Coutinho KD. Método de otimização topológica em estruturas tridimensionais. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte. 2006.





PERIÓDICOS CIENTÍFICOS:



1. Díaz A, Sigmund O. Checkerboad Patterns in Layout Optimization. Structural Optimization. 1995; 10:40-45.



2. McPherson G, Simpson JR, Peper PJ, et al. Effects of street tree shade on asphalt concrete pavement performace. Arboriculture and Urban Forestry. 2005; 6(3): 303-310.





Nota explicativa: último sobrenome do autor e suas demais iniciais; nome dos autores separados por vírgula; a partir do terceiro autor, utilizar a expressão et al. em itálico, sem negrito; primeira letra de cada nome do título do periódico em maiúsculo; ano; volume; número do volume entre parênteses; páginas registradas após “dois pontos”.





WEBSITES:



1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Resultados do universo relativos à população residente. [acesso 09 jul. 2020] Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.



 



ANAIS DE EVENTOS OU ENCONTROS CIENTÍFICOS:





1. Ramos, MAS. Docência em evidência: desafios da era digital na formação de professores. Anais Seminário Educação, Cruz Alta. 2017; 5(1): 31-32. [acesso 09 jul. 2020]. Disponível em: http://www.exatasnaweb.com.br/seminario/anais/anais_2017.pdf







 IMPORTANTE



A Master Editora permite a reprodução do conteúdo de qualquer das edições do periódico JES, no todo ou em parte, desde que sejam mencionados o nome do autor e a origem, em conformidade com a legislação sobre Direitos Autorais.





O artigo será publicado eletronicamente e estará disponível no site do periódico JES, podendo estar vinculado à outros portais ou bases de periódicos científicos.





As datas de recebimento e aceitação do manuscrito serão registradas no artigo publicado.

As provas do artigo serão enviadas ao autor de correspondência via e-mail, ou para o autor que iniciou o processo de submissão, preferencialmente, devendo o template e as respectivas solicitações de correções atendidas no prazo estipulado e constante da mensagem encaminhada aos autores nas etapas anteriores a publicação.







LISTA DE ARQUIVOS QUE NECESSITAM SER ENCAMINHADOS:





(  ) template do manuscrito do estudo no word.doc. O nome do arquivo deve ser o nome do primeiro autor do estudo (nome do autor.doc).



(   ) Carta de transferência de direitos autorais, devidamente preenchida e assinada por todos os autores, transferindo todos os direitos autorais, caso o manuscrito venha a ser publicado sob a forma de artigo científico, no formato PDF (autor-direitos.doc).



(  ) Documento comprobatório de aprovação do estudo de caso pela instituição de ensino a que os autores estejam vinculados. A publicação dos resultados na forma de Estudo de Caso devem ser autorizados pelo responsável pela obra, construtora ou outros, via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE).



 



DECLARAÇÕES



Após a publicação da obra, sugerimos que os autores atualizem seus respectivos currículos acadêmicos, inserindo as novas informações: ISSN do periódico, nome dos autores, título do estudo recém-publicado, volume e número do periódico e número de paginação.



A Master Editora não emite declarações de publicação e/ou de qualquer natureza de forma automática, uma vez que a comprovação da publicação é o próprio artigo disponibilizado online. Sob esta perspectiva, os autores poderão imprimir os elementos pré-textuais da edição (capa, editorial e índice) e o artigo na íntegra para composição de currículo documentado.



Em caso de necessidade de expedição de declaração, o interessado deverá solicitar via e-mail ([email protected]) indicando o título da obra e autoria(s). A Declaração será enviada por e-mail (PDF), mediante pagamento da taxa de expedição no valor de R$ 51,30 (cinquenta e um reais e trinta centavos), por meio de depósito bancário ou PIX, devendo solicitar os dados bancários por meio do e-mail acima informado.



 



NORMAS GERAIS E PROCEDIMENTOS EDITORIAIS APÓS A SUBMISSÃO DO MANUSCRITO





Os manuscritos submetidos para publicação no periódico JES não devem ter sido divulgados previamente. Serão aceitos para submissão: manuscritos originais, relatos de casos e revisão/ atualização da literatura.



A critério do Editor-Chefe do periódico JES ou nos casos onde o assunto ou área do conhecimento da obra submetida não sejam de domínio técnico-científico dos atuais membros do Conselho Editorial do periódico JES, ao autor de correspondência poderá ser solicitado a indicar até 4 pareceristas ad hoc com titulação de doutor, vinculado à Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Pesquisa no Brasil ou no exterior, com expressividade na área de conhecimento do manuscrito a ser publicado, e sem conflito de interesse com a obra ou seus autores. 



O manuscrito será submetido inicialmente ao Editor-Chefe do periódico JES para uma análise preliminar de mérito, relevância e contribuição para expansão da fronteira do conhecimento científico, podendo ainda o manuscrito ser aprovado por ad referendum do Editor-Chefe do JES.  



Autores com expressividade em sua área de atuação também poderão publicar suas obras no periódico sob convite especial do Editor-Chefe do JES.



Com o parecer preliminar favorável do Editor-Chefe, o manuscrito seguirá para análise ad hoc. Com parecer desfavorável para a publicação ocorrerá a recusa automática do periódico JES em publicar o manuscrito sob a forma de artigo científico, sendo a decisão informada ao autor de correspondência.





Quando e se necessário, serão solicitadas alterações e revisões aos autores. Ao Conselho Editorial do JES reserva-se o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar os trabalhos encaminhados para publicação, mantendo-se o anonimato do avaliador. Ao periódico JES se reserva ainda o direito de realizar alterações textuais de caráter formal, ortográfico ou gramatical antes de encaminhá-lo para publicação.



Uma vez que o manuscrito submetido seja aceito para publicação, a Master Editora e o periódico JES passam a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo, para fins de publicação, podendo autorizar ou desautorizar a sua veiculação, total ou parcial, em qualquer outro meio de comunicação, resguardando-se a divulgação de sua autoria original. Para tanto, deverá ser encaminhado junto com o manuscrito uma “Carta de Transferência de Direitos Autorais” (encaminhada ao autor de correspondência, via e-mail, quando do comunicado de aceitação da submissão do manuscrito). Este documento deve conter o título do estudo, o nome completo e a assinatura dos autores e a data de assinatura.



 



Frisa-se que os conceitos emitidos nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Corpo Editorial do periódico JES e da Master Editora. Finalmente, a Editora Master e o periódico JES, ao receber os manuscritos, não assumem tacitamente o compromisso de publicá-los.



 



Caso o(s) autor(es) motive(m) intencional ou não intencionalmente situações que possam resultar na exclusão de um artigo científico publicado pela JES, como por exemplo, em caso de plágio, duplicidade de publicação, falsidade ideológico, dentre outros, caberá ao(s) autor(es) exclusivamente as reponsabilidades civis e/ou criminais sobre suas ações que resultaram na publicação de seu artigo pelo periódico JES.



 



Finalmente, caso o artigo esteja previamente publicado em outro periódico científico e/ou objeto de suscitação de conflito de interesse, a sua exclusão do periódico JES não resultará na devolução do valor pago a título de taxa de publicação, respondendo o(s) autor(es) exclusivamente pelas reponsabilidades civis e/ou criminais sobre suas ações.





Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


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